terça-feira, 29 de agosto de 2017

Bolo de Milho

Este ano decidi não fazer festa para comemorar o meu aniversário.

Gosto de juntar a família toda e adoro ter a casa cheia de gente, mas já fazemos isso duas vezes por ano - por ocasião do aniversário do André e do Alexandre, por isso os meus anos e do senhor meu marido passaram a ser coisas mais recatadas.

No entanto, isso não implica que não se comemore à mesma numa menor dimensão, e que não haja bolo para se cantar os parabéns.

E se há bolo, esse tem de ser feito em casa e com todo o amor e carinho que posso depositar na confecção. E como estamos a falar num dia especial, num bolo de aniversário, os ingredientes são propícios a isso, e nessas alturas esqueço um pouco toda a minha preocupação com o que se come nesta casa.

Assim, para além do bolo de chocolate e coco que já partilhei aqui, no dia seguinte houve lugar a um belo Bolo de Milho.


Mesmo muito fácil e rápido de fazer e super saboroso. 
A receita foi retirada do livro "O melhor das nossas famílias", da Bimby.

Bolo de Milho

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 300 gr de milho
  • 100 gr coco ralado
  • 1 lata leite condensado
  • 1 colher chá fermento em pó


Preparação:

Colocar os 3 ovos e o milho devidamente escorrido no copo da bimby e triturar, cerca de 15 segundos na velocidade 7.
De seguida adicionar os restantes ingredientes e programar 10 segundos na velocidade 4 para formar uma massa homogénea.

Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 25 ou 30 minutos.

Para quem não tiver Bimby poderá facilmente fazer com o recurso a uma liquidificadora, ou outro robot de cozinha que triture bem os alimentos.

É um bolo bastante guloso, que se come bem fresco. Ficou super aprovado cá em casa, e eu lá cantei os parabéns ao milho! 😀😀



domingo, 27 de agosto de 2017

Parabéns a mim!

E segundo parece ontem completei mais um ano de vida.
Cheguei à bela idade de 31 anos.

No entanto, em prole da não confusão no blog, o meu mundo irá parar todo ele nos 30 anos, não me vão nascer cabelos brancos, nem me irão aparecer pés de galinha. E assim, terei o nome do blog sempre actual. É uma maravilha... 😁

Neste meu aniversário tive particularmente pensativa, não é que o número diga grande coisa porque fazer 29, 30 ou 31 mexe muito pouco o ponteiro. Mas, por vezes, há necessidade de olharmos para nós, de fazermos um balanço daquilo que somos e do que pretendemos desta vida. 

Portanto temos 31 primaveras. Sou casada há quase 6 anos e tenho 2 filhos que me preenchem por completo. Sinto-me extremamente afortunada. 
Ainda sou uma miúda e já tenho a minha casa, o meu marido, os meus filhos e todas as responsabilidades que isso acarreta. 
Estou há mais de um ano dedicada em exclusivo ao papel de mãe. Com todos os prós e contras. Dias maravilhosos com os filhos, outros que nem tanto e bufo por todo o lado. 

Tenho uma família linda, pais que adoro, a minha irmã quase gémea, tios que me enchem o coração de alegria.

Mas a vida é demasiado complexa e apesar de me sentir preenchida por dentro, tenho (espero eu) uma vida pela frente e tantos objectivos pessoais e profissionais que me dão alento e motivação. 

Chego, cada vez mais, à conclusão que o importante é o Ser, e não o Ter. Ter Menos e Ser Mais e criei uma espécie de resoluções para mim, agora que cheguei a uma idade um pouco mais madura e ponderada. 

Agradeço a todos os que me felicitaram e se lembrarem deste dia especial.
Não interessa a idade que fazemos, até podem ser 90 anos, temos é de dar valor à vida, a estarmos neste mundo e tirarmos o máximo proveito desta passagem.

Celebrar a vida, viver a família, partilhar amor. 


Para quem ficou a babar para o bolo, foi feito por mim e já aqui partilhei a receita. O bolo é extraordinário, aconselho a provar em dias especiais. Bolo de chocolate e coco, com cobertura de brigadeiro! 😋😋

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Pão de Espelta e Centeio - XXL

Há algum tempo que não partilhava uma receita de um pão caseiro, e este ficou mesmo bom.

Continuo a fazer o nosso próprio pão sempre que consigo e estou bastante satisfeita com as variações que tenho obtido, esta ficou uma das minhas preferidas. 


Tento, sempre que possível, fugir à farinha de trigo, refinada e processada, apesar de ser a farinha que faz o pão que o meu marido mais gosta, o pão branco que partilhei aqui; é indiscutivelmente a menos saudável.

Numa das minhas últimas idas ao Aldi, descobri que também já comercializam farinha de espelta e a um preço bastante atractivo. Têm, inclusive três variações da farinha de espelta, eu acabei por trazer estas para casa:


Para quem não conhece a espelta é um cereal muito parecido ao trigo, mas possui propriedades que a tornam mais saudável. Deixo-vos um link muito útil, que me serviu também de referência para o pão.

Pão com Espelta e Centeio

Ingredientes:
  • 700 gr de farinha de espelta
  • 300 gr de farinha de centeio
  • 1 colher de sopa de sal grosso
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de mel
  • 800 gr de água morna
  • 1 cubo fermento de padeiro fresco

Preparação:

O modus operandi da coisa é muito semelhante a todas as receitas de pão que coloco no blog.
Na água morna mistura-se o sal e o fermento e mexe-se bem até diluir por completo. Envolve-se as duas farinhas para ficarem homogéneas, coloca-se o óleo de coco e o mel.

Por fim, junta-se o preparado da água e mexe-se até ficarem com uma massa consistente. Deixa-se levedar cerca de 2 horas e forno com ele.
Coloquei no forno cerca de 50 minutos, a 200º.

No título da receita fiz menção XXL porque como esta semana ainda estamos todos em casa, e o pão é uma coisa que se consume muito, optei por fazer um pão grande.
De qualquer modo, por vezes, opto por fatiar e congelar. Recordo que este pão não leva qualquer tipo de conservante pelo que a sua validade é de apenas 2 ou 3 dias. No entanto, para quem preferir basta fazer apenas metade da receita, resulta na perfeição.

Este pão fica com uma consistencia muito boa, firme e uma codea muito fina. Vai começar a ser recorrente por cá, tenho a certeza. Espero que gostem!


Ponto de Situação

Já fomos para o sul do país e já voltámos.

E estas férias foram um balão de oxigénio para mim, que não fazia férias há 2 anos, que não ia à praia com direito a banhos também há 2 anos.
E tão maravilhosamente bem que me soube, mal me conseguir mexer num shopping em que tenho de dar voltas até ficar tonta para arranjar uma mesa para comer, para depois estrategicamente ver algum menino a acabar de comer para ir surripiar a cadeirinha, para finalmente ir para uma fila imensa tentar comprar algo para comer, extremamente pouco saudável.

Mas as férias não foram só isto, foram depois ir às compras em supermercados lotados de pessoas. E foram igualmente ir ocupar meio centímetro de areal para estender a toalha, porque era o único espaço que sobrava. 😀😀

Brincadeiras à parte, todo o português sabe como o Algarve fica no belo mês de Agosto, por isso nada do que foi mencionado é de estranhar. E tirando estes detalhes que apesar de menos bons, foram exequíveis e não nos limitaram em nada - apesar de termos 2 crianças pequenas; estas férias foram mesmo boas!

É estar com o nosso grupo de amigos, que para nós são como família. É poder ir todos os dias à praia e almoçar peixinho fresco. É dormir sestas. É por-nos a dançar (todos!) no meio da sala, porque começou alguma música. É termos discussões acesas pelos mais variados temas e no final acabarmos todos felizes e contentes, porque as diferenças é que nos tornam iguais.

É saber que estamos todos debaixo do mesmo tecto, mas não atropelamos o espaço de ninguém. É beberem garrafas de vinho sem que houvesse fim, é comermos gelado todas as noites, porque nesta semana tão especial a dieta não existe.

Foi muito bom, os meninos adoraram. Atrevo-me a dizer que ambos cresceram, foram todos os dias à praia, brincaram muito, adormeceram a meio do jantar.

Agora é voltar à nossa vida, à realidade que apesar de não ser tão perfeita é a nossa e é boa, só temos de a aproveitar. É lavar 8 máquinas de roupa, perceber que tenho tudo para arrumar e limpar... e que tenho formigas na cozinha!!!!! 

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh 😁😁

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Melão com Limão

Melão com limão? Mas que raio...

Este artigo é o reflexo puro de como as coisas mais simples podem se tornar, quando conjugadas, numa sobremesa maravilhosa.

Devo este conhecimento (mais uma vez) à titi que me deu a provar melão com limão. Sim, podem fazer cara estranha, podem dizer "que raio?", podem chamar-me nomes ou pensar que endoideci de vez.

Quando a minha tia me falou que antes não conseguia comer melão e agora come, porque mistura raspa de limão e fica divinalmente bom, eu também questionei a coisa.


Mas quem é que se iria dar ao trabalho de tentar juntar estes dois elementos? Para que? Com que finalidade?

A resposta é demasiado óbvia, provem e verão.

Precisam apenas de melão e limão!!


Numa travessa coloquem 3 ou 4 fatias de melão partido em cubos, por cima raspem meio limão (dos pequenos) e envolvam.

Apesar de estar totalmente céptica, assim que provei.... a minha cara disse tudo.
O meu marido não se conseguiu decidir se sabia a arroz doce ou leite creme.... o melão com limão!

O meu André agora só me pede o melão assim...
É perfeito para usar nos melões que têm pouco sabor e não sabemos ao certo que finalidade lhes dar.

Não fiquem a fazer cara feia sem provar... é maravilhoso!!!



Panca por Detergentes - Round 7

Estou a ficar muito fiel a alguns detergentes, como é o caso deste gel sanitário que mencionei aqui. O preço é excelente e a sua qualidade impressionante. 

Tiro o chapéu a quem teve a ideia de adicionar bicarbonato de sódio à coisa porque realmente o efeito é notório. 

Esta semana ao ver o catalogo do Aldi, reparei que também vinha detergente líquido para a roupa branca com... bicarbonato de sódio, precisamente para potenciar o efeito branqueador.

Gaja que é gaja, doida por detergentes como eu, lá foi buscar o dito, cheia de entusiasmo e satisfação.
É da marca Tandil, dá para 25 lavagens e custa 2,59€.


Fez-me lembrar muito o persil, detergente azul, cheira bem e fiquei bastante satisfeita com os resultados. Experimentei em toalhas brancas, que regra geral, começam a ficar mais amareladas com o uso e realmente faz efeito!

Tem grande potencial para se tornar mais um fiel companheiro no meu precioso armário dos detergentes.

Mais alguém já experimentou este detergente?


sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Tiradas do A. mais velho #4

O meu A. mais velho, o André está de férias. Está comigo em casa. Adora atenção e tem ciúmes do irmão. 

Está a caminho dos 5 anos, que irá completar em Novembro, e sai-se com pérolas que só ele.

De manhã costumo dar-lhe banho, de imersão como ele gosta, e brinca com a espuma. Está numa fase em que brincar é a ordem do dia. Acorda para brincar, come a brincar e ir dormir é uma maçada, porque tem de parar de brincar.

Esta semana num dos banhos teve mais uma tirada engraçada que resolvi registar.

Ao sair do banho, sempre cheio de frio, porque gosta de ficar na banheira até não haver pingo de água, enrola-se na toalha e pede colo.

E ali ficamos, agarrados, eu a tentar seca-lo, ele a gozar do mimo.
Porém desta vez tive direito a uma bela comparação, realmente eu bem que caminho para ficar quadrada..

Filho: Mãe, tenho frio.
Mãe: Tem calma, estou a secar-te, já ficas melhor.
Filho: Aí mãe, és tão quente, pareces o microondas da tia lindinha......

Pelo que deduzo que o microondas deve aquecer bastante....

Os nossos filhos são mesmo doces e gentis, não são?

Comprinhas fixes #7

Os armários cá de casa estão a ficar repletos de coisas boas, com uma variedade enorme e uma qualidade superior.

Gosto bastante de ver os catálogos das diferentes superfícies da minha zona e, apesar de me manter fiel à encomenda semanal do continente online, por vezes há outros artigos que me despertam mesmo o interesse.

Foi o caso desta semana, em que fui ao Aldi e me maravilhei com os novos produtos.
Espreitem:



  • Detergente de cozinha, multi superfícies, com fórmula biológica e cheiro a lavanda. Custou 1,49€ e a-d-o-r-e-i!!! Para limpar as bancadas é óptimo e fica a cozinha toda perfumada;
  • Farinha de Espelta, 1 kilo por 1,69€. Fiquei pasmada a olhar para as farinhas, pois têm 3 tipologias diferentes de farinha de espelta, nem eu sabia que havia tanta variedade de espelta. O preço é muito em conta se pensarmos que se trata de espelta e analisando os preços nos outros sítios;
  • Sumo Biológico Multi-Fruta com Beterraba. Custou 1,39€ e a garrafa (de vidro!) tem 0,75l. Bebe-se bem fresco e misturado com água, pois tem um sabor muito intenso;
  • Manteiga de Coco!!!!!!! A minha perdição, ou como disse ao meu excelentíssimo, isto é ouro para mim!!! A embalagem de 200 gr custou 3,99€, e é tão boa!!!! Só euzinha estou autorizada a degustar; 😀😀
  • Puré de Frutos, maça banana biológicos. A embalagem traz 4 pacotinhos de 100 ml e custou 2,19€. Se pensarem bem fica super em conta, pois cada pacote fica a 55 cents, e traz mais quantidade que os de marca própria. O mais pequeno já aprovou! (e o mais velho também);
  • Snack de raspas de coco!!! 200 gr custaram 2,29€ e para os perdidos por coco como eu, vale tanto a pena;
  • Cereais de Cacau biológico. 250 gr custaram 1,99€. Não é propriamente barato e não é a solução mais saudável, mas por vezes o mais velho pede cereais, e cereais bons se possível (para ele bom é ser doce), e estes apesar do preço pareceram-me que podem ser uma boa excepção à regra;
  • Tostas crocantes biológicas, com queijo e sementes de abóbora. 200 gr por 1,99€. 
Fico toda contente quando descubro este tipo de produtos, que nem sempre se encontram com facilidade, e posso oferecer à minha família e amigos uma variedade boa e saborosa.
Alguém desse lado que já experimentou alguns destes produtos?