quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Pão de Espelta e Centeio - XXL

Há algum tempo que não partilhava uma receita de um pão caseiro, e este ficou mesmo bom.

Continuo a fazer o nosso próprio pão sempre que consigo e estou bastante satisfeita com as variações que tenho obtido, esta ficou uma das minhas preferidas. 


Tento, sempre que possível, fugir à farinha de trigo, refinada e processada, apesar de ser a farinha que faz o pão que o meu marido mais gosta, o pão branco que partilhei aqui; é indiscutivelmente a menos saudável.

Numa das minhas últimas idas ao Aldi, descobri que também já comercializam farinha de espelta e a um preço bastante atractivo. Têm, inclusive três variações da farinha de espelta, eu acabei por trazer estas para casa:


Para quem não conhece a espelta é um cereal muito parecido ao trigo, mas possui propriedades que a tornam mais saudável. Deixo-vos um link muito útil, que me serviu também de referência para o pão.

Pão com Espelta e Centeio

Ingredientes:
  • 700 gr de farinha de espelta
  • 300 gr de farinha de centeio
  • 1 colher de sopa de sal grosso
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de mel
  • 800 gr de água morna
  • 1 cubo fermento de padeiro fresco

Preparação:

O modus operandi da coisa é muito semelhante a todas as receitas de pão que coloco no blog.
Na água morna mistura-se o sal e o fermento e mexe-se bem até diluir por completo. Envolve-se as duas farinhas para ficarem homogéneas, coloca-se o óleo de coco e o mel.

Por fim, junta-se o preparado da água e mexe-se até ficarem com uma massa consistente. Deixa-se levedar cerca de 2 horas e forno com ele.
Coloquei no forno cerca de 50 minutos, a 200º.

No título da receita fiz menção XXL porque como esta semana ainda estamos todos em casa, e o pão é uma coisa que se consume muito, optei por fazer um pão grande.
De qualquer modo, por vezes, opto por fatiar e congelar. Recordo que este pão não leva qualquer tipo de conservante pelo que a sua validade é de apenas 2 ou 3 dias. No entanto, para quem preferir basta fazer apenas metade da receita, resulta na perfeição.

Este pão fica com uma consistencia muito boa, firme e uma codea muito fina. Vai começar a ser recorrente por cá, tenho a certeza. Espero que gostem!


3 comentários:

  1. Eu também já tinha visto estas farinhas no Aldi. Mas como ainda tinha em casa não comprei. Mas pelo que tenho percebido, será um produto permanente, o que me agrada imenso. Cada vez estou mais contente com as ofertas de supermercado.

    Quanto ao teu pão, ficou com um aspecto delicioso. E adorei o facto de levar óleo de coco. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás de volta!!! Que bom!!!!! !😀😀

      Sim, felizmente as ofertas no supermercado começam a ser cada vez mais conscientes e diversificadas.

      Em relação ao pão já não há... que isto de ter o marido e os dois filhotes em casa faz a coisa voar.

      Beijinhoos

      Eliminar
  2. Que óptima recepção! Obrigada pelo carinho. beijinhos

    ResponderEliminar