Tinha no congelador 6 claras de ovos, e esta tarde de sábado com a pequenada na cozinha estava mesmo a pedir um bolo caseiro.
Volto a frisar que cá em casa tenta-se ao máximo evitar o desperdício, e como para a Páscoa fiz algumas sobremesas só com gemas, as claras foram guardadas num tupperware e congeladas, eu sabia que era uma questão de tempo até serem utilizadas.
E apetecia-me um bolo seco, não muito doce e cítrico. Juntei alguns elementos e posso dizer que ficou ma-ra-vi-lho-so!! Tão simples mas tão bom.
Ingredientes:
- 6 claras de ovos
- 250 gr de farinha integral
- 80 gr de açúcar
- 2 limões (raspa e sumo)
- Raspas de Chocolate negro
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de sopa de manteiga de soja
Nesta foto não consta a manteiga de soja pois só adicionei no final, porque achei a massa muito consistente, mas o meu objectivo era não usar gordura nenhuma.
Preparação:
Começa-se por picar as claras congeladas, uns 15 segs na velocidade máxima. Depois bate-se as claras em castelo, com a ajuda da borboleta, 6 minutos, velocidade 3/4.
As claras batidas assim frias ficam super fofas e firmes. Reserva-se.
No copo da Bimby coloca-se o açúcar, a farinha e os limões, a raspa e o sumo, e bate-se uns 10 segundos na vel. 5. Fica quase uma massa, como se fosse para fazer bolachas.
Por fim o fermento e as claras em castelo e bate-se novamente. Cerca de 30 segundos na velocidade 5. Como achei que a massa estava demasiada compacta adicionei então a colher de sopa de manteiga, no entanto ficará ao critério de cada um.
Mas faltava mais qualquer coisa para dar o toque ao bolo, e lembrei-me que tinha comprado raspas de chocolate negro. Juntei ao preparado e mexi com uma vara de arames.
Para o bolo ficar giro, coloquei também algumas raspas no fundo da forma de silicone.
Vai ao forno, cerca de 40 minutos, a 180º.
Ficou mesmo muito bom, experimentem!!
Sem comentários:
Enviar um comentário