domingo, 23 de abril de 2017

Bolo de Claras e Limão (com raspas de chocolate negro)

Tinha no congelador 6 claras de ovos, e esta tarde de sábado com a pequenada na cozinha estava mesmo a pedir um bolo caseiro. 
Volto a frisar que cá em casa tenta-se ao máximo evitar o desperdício, e como para a Páscoa fiz algumas sobremesas só com gemas, as claras foram guardadas num tupperware e congeladas, eu sabia que era uma questão de tempo até serem utilizadas.

E apetecia-me um bolo seco, não muito doce e cítrico. Juntei alguns elementos e posso dizer que ficou ma-ra-vi-lho-so!! Tão simples mas tão bom.


Ingredientes:
  • 6 claras de ovos
  • 250 gr de farinha integral
  • 80 gr de açúcar
  • 2 limões (raspa e sumo)
  • Raspas de Chocolate negro
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 colher de sopa de manteiga de soja

Nesta foto não consta a manteiga de soja pois só adicionei no final, porque achei a massa muito consistente, mas o meu objectivo era não usar gordura nenhuma.

Preparação:

Começa-se por picar as claras congeladas, uns 15 segs na velocidade máxima. Depois bate-se as claras em castelo, com a ajuda da borboleta, 6 minutos, velocidade 3/4.
As claras batidas assim frias ficam super fofas e firmes. Reserva-se.

No copo da Bimby coloca-se o açúcar, a farinha e os limões, a raspa e o sumo, e bate-se uns 10 segundos na vel. 5. Fica quase uma massa, como se fosse para fazer bolachas. 
Por fim o fermento e as claras em castelo e bate-se novamente. Cerca de 30 segundos na velocidade 5. Como achei que a massa estava demasiada compacta adicionei então a colher de sopa de manteiga, no entanto ficará ao critério de cada um.

Mas faltava mais qualquer coisa para dar o toque ao bolo, e lembrei-me que tinha comprado raspas de chocolate negro. Juntei ao preparado e mexi com uma vara de arames.
Para o bolo ficar giro, coloquei também algumas raspas no fundo da forma de silicone.

Vai ao forno, cerca de 40 minutos, a 180º. 
Ficou mesmo muito bom, experimentem!!



Sem comentários:

Enviar um comentário