Há algum tempo esteve na moda as máquinas de fazer pão, também tenho uma que é usada com alguma regularidade. No entanto acho os preparados de farinha caros e nem sempre a mistura feita em casa me corria bem, tinha sempre problemas com o sal.
Entretanto e depois de alguma pesquisa aventurei-me e descobri o supra sumo dos pães. Fácil, Rápido, Sem Amassar e Super Económico.
Dei-lhe o nome de Pão Guloso, pois regra geral cada pessoa que o prova acaba sempre por pedir um pouco mais, afirmando ser um pão guloso.
Chego a fazer dia sim dia não e tenho sempre pão caseiro.
Pão Guloso da Carla
Ingredientes:
- 500 gr de farinha sem fermento
- 400 ml de água morna
- 1 colher de chá de sal grosso
- Meio cubo de fermento padeiro fresco
Para terem noção do custo deste pão aqui fica uma ideia: 1 quilo de farinha tipo 55, neste caso até foi marca Continente, custa 37 cêntimos, usei apenas metade do pacote, ou seja, 19 cêntimos em farinha.
O fermento de padeiro fresco compra-se em qualquer grande superfície, e regra geral vendem-se em pares (2 cubos) e custam 65 cêntimos. No entanto usei apenas metade de um cubo, logo 17 cêntimos.
Se não contabilizar a água, o sal e energia eléctrica, temos um belíssimo pão por 36 cêntimos!!
Saliento ainda que o fermento de padeiro fresco convém ser guardado no congelador para não perder propriedades, basta retirar na altura do uso.
Preparação:
Vão notar uma linha muito comum ao longo das receitas aqui colocadas: a sua simplicidade.
Para fazer este pão apenas é preciso: juntar o sal e o fermento à água morna e mexer até diluir tudo na água. De seguida coloca-se a farinha num recipiente grande e mistura-se o preparado anterior até termos a farinha totalmente envolvida.
O próximo passo é obrigatório para conseguir fazer qualquer tipo de pão, levedar. Basicamente consiste em colocarem um pano sobre o recipiente de modo a que a massa fique abafada e possa crescer. O ideal será poder levedar durante 2 horas para a massa ficar bem fofa. O que costumo fazer é misturar os ingredientes a seguir ao almoço e deixar a levedar, garanto pão fresquinho para o lanche e jantar.
Depois de levedar a massa ficará com um aspecto mole e maleável. Assim:
De seguida apenas precisam de polvilhar a bancada com um pouco de farinha e colocar farinha principalmente nas mãos para a massa não colar. Este pão não necessita de amassar, por isso podem dar apenas o formato que bem entenderem.
Eu costumo fazer um quadrado e depois uma espécie de envelope (dobrar os cantos para dentro). Podem dar também 2 ou 3 traços com uma faca na parte superior.
E vai ao forno, pré-aquecido a uma temperatura de 200 graus, cerca de 30 minutos - depende de forno para forno.
Para a crosta ficar crocante e estaladiça o truque é colocar também no forno um tabuleiro com água - a massa vai cozer com a humidade da água.
Depois é degustarem até ao fim... não costuma sobrar muito.
Este pão poderá ser adaptado a qualquer tipo de farinha, como integral ou centeio.
Sem comentários:
Enviar um comentário