sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Papas de Aveia com Manga

A culinária é um mundo que me desperta muito interesse, gosto de cozinhar coisas simples, com ingredientes conhecidos e de fácil execução.

Dificilmente irão encontrar por aqui receitas muito elaboradas, com produtos xpto e estupidamente caros. Sou totalmente adepta da velha máxima "Menos é Mais", e acho que se adapta muito à cozinha. Acredito que o melhor da vida está nas coisas mais simples.

Com o nascimento do A. mais novo e uma vez que estou por casa comecei a pesquisar mais assuntos relacionados com a alimentação infantil e muito me tenho surpreendido.

Uma das coisas que decidi desde cedo é que iria eu própria confeccionar as papinhas do A., tentando assim abolir as papas de pacote. Dá um pouco de trabalho (demoram entre 15 a 20 minutos a preparar) mas os benefícios não têm comparação. Refiro-me principalmente a questões de saúde, mas também a nível económico. 

Para quem está habituado a preparar os papas de pacote realmente é mais trabalhoso, não basta mexer o leite ou água com a quantidade de papa, mas é tão fácil que depois de se habituarem não vão querer outra coisa.

O mais curioso é que depois, o A. mais novo ao provar uma papa de pacote (por vezes tem de ser) estranha o sabor e a consistência, mas não há cá espaço para fundamentalismos.

Assim, deixa-vos uma papinha que faço várias vezes cá por casa, para além de ser bem doce e eles comerem com muita facilidade é uma enorme fonte de fibra:



Papinhas de Aveia com Manga

Ingredientes:
  • 150 ml de água 
  • 1/2 Manga Madura em puré
  • 2 colheres de sopa de flocos de aveia
Realço que não tenho por habito demolhar os flocos de aveia mas há quem o faça. Basta colocar os flocos em água e na altura de preparar retirar e escorrer a água.
Existem vários tipos de flocos de aveia, eu costumo usar integrais finos e como fica com uma textura muito suave nem necessito de passar na varinha mágica.
Saliento que flocos de aveia vendem-se em qualquer supermercado e os preços são bastante acessíveis e rendem imenso.




Preparação:

A confecção não tem grande ciência: basta colocar os ingredientes numa panelinha e levar ao lume.
Assim que ferver, baixar para lume brando e ir mexendo durante cerca de 8 - 10 minutos. A água começa a evaporar e começa a ganhar uma consistência mais firme.

Eu para fazer flocos de aveia mexo com uma vara de arames - manias.

Seguidamente retira-se do lume e deixa-se arrefecer, irá engrossar ainda mais.



O último passo, de modo a tornar a papa mais leve mas também mais nutritiva é adicionar uma medida do leite que a criança esteja a fazer.
No meu caso preparo um biberon de 30ml de Leite Adaptado e adiciono à papinha. Como a papa já está quente até faço com água à temperatura ambiente.
O A. mais novo adora... 


Esta é uma refeição que pode ser dada ao pequeno-almoço ou lanche e podem variar imenso as frutas, cá por casa faz-se muito de manga e pêra, mas existem montanhas de variações.

O importante é os nossos rebentos comerem bem e coisinhas saudáveis, e não há nada melhor que o sentimento de sabermos que foi feito por nós...

Sem comentários:

Enviar um comentário