quarta-feira, 5 de abril de 2017

Bolo de Cenoura e Courgette

Ontem foi dia de dar uma valente limpeza e arrumação no frigorífico. Limpar prateleiras, organizar produtos, tirar o gavetão dos vegetais. 
E no meio disto tudo encontrei 3 ou 4 cenouras que já estavam a querer passar para o outro lado, a querer grelar, feias feias.
Então pus a minha cabeça a funcionar, pois tinha de dar alguma finalidade àquelas cenouras, e o mais depressa possível.
Tinha também duas meias courgettes que precisavam de ter um fim digno, e foi assim que se fez luz.
Sempre quis experimentar fazer um bolo com courgette. Tinha a desculpa perfeita!!



Bolo de Cenoura e Courgette

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 3 chávenas de farinha
  • 1 chávena de açúcar
  • 2 colheres de sopa de xarope de agave
  • 3 ou 4 cenouras médias
  • 1 courgette
  • 1 colher chá de fermento em pó
  • 2 chávenas bebida de aveia

O xarope de agave biológico descobri há pouco tempo, é muito semelhante ao mel. É um produto natural que serve para adoçar. Na minha opinião, tem um sabor ainda mais doce que o mel, mais concentrado. Já se encontra à venda com alguma facilidade, este é biológico e custou-me 3€.


Preparação:

Comecei por tratar primeiro dos vegetais: descascar as cenouras e lavar bem as courgettes, nestas mantive a casca. Depois triturei tudo até ter a consistência de um puré.
Como gosto dos bolos mais fofos, sempre que tenho oportunidade gosto de bater as claras em castelo, e este bolo não foi excepção.
Depois de montar as claras e reservar, basta juntar os outros ingredientes: gemas, açúcar, xarope de agave, bebida de aveia. Por último a farinha e o fermento e envolver tudo muito bem.
Por final junta-se o puré, e mexe-se bem, e faz-se o mesmo com as claras.

Como podem ver não tem grande ciência e não necessitam de nenhum robot de cozinha xpto para conseguir fazer. Quanto muito uma batedeira para as claras, e uma liquidificadora para o puré de vegetais. 

Vai ao forno, cerca de 50 mins, a 180 graus. Este bolo não é doce e a sua textura é muito semelhante a uma queijada, eu adorei.
Depois de arrefecer levei ao frio e ficou ainda melhor. Nota-se super bem o sabor da cenoura, e a courgette dá-lhe humidade e frescura.
Para repetir, garantidamente! E já se sabe: cá em casa não se desperdiça nada!!



Sem comentários:

Enviar um comentário