Muitas vezes as minhas receitas mais criativas nascem da necessidade de usar algum ingrediente, para evitar ao máximo o desperdício.
Deitar comida fora é algo que me mexe bastante com o sistema, por isso tento sempre pensar em algo para tirar proveito daquele alimento.
Tinha claras congeladas há já algum tempo, tinha um iogurte grego com a validade a aproximar-se do fim e tinha limões com fartura. Paralelamente, tinha um óptimo pretexto: uma visita aos meus queridos avós no dia seguinte. Portanto as condições estavam reunidas para tentar fazer algo bom.
Ingredientes:
- 6 claras de ovos
- 100 gr de açúcar amarelo
- 200 gr farinha espelta
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 250 gr de iogurte grego natural
- Sumo e Raspa de 3 limões
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Stevia qb (para a calda)
Preparação:
Comecei por picas as claras no copo da bimby, alguns segundos na velocidade 9. Depois coloquei a borboleta e programei 6 minutos na velocidade 4.
Reservar as claras montadas em castelo.
Juntei o açúcar, o óleo de coco e o iogurte, programei 10 segundos na velocidade 5. Juntar o sumo e a raspa de 2 limões e programar mais 10 segundos na velocidade 5.
De seguida a farinha e o fermento, 15 segundos na velocidade 5.
Para finalizar juntar as claras e envolver.
Levei ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos, numa forma de bolo inglês.
Depois de arrefecer reguei com uma calda feita com stevia em pó e sumo do terceiro limão, e mais raspas de limão por cima!
Ficou com um sabor intenso a limão, tal como gosto.
E lá dizia Lavoisier "na natureza nada se perde tudo se tranforma". 😀😀
Ficou tipo enqueijado e eu adoro bolos enqueijados! Aquela consistência quase pudim é de bradar aos céus! beijinhos
ResponderEliminarSim, é óptimo!! (a dieta é que fica meio zangada :P). Eu adoro particularmente o cheiro que a raspa de limão deixa pela casa! Beijinhos
Eliminar