Há muito que não partilhava uma receita de papinha caseira, é como que um voltar às origens pois foi através de pequenas receitas como estas que resolvi criar o blog.
É claro que existem pessoas mestres em papas caseiras. que já utilizam vários cereais e fazem imensas misturas. Depois há o pólo inverso, pessoas que não sabem por onde começar, como fazer, preferem confiar no que vem de compra.
Eu considero-me algures no meio deste espaço, já sei muito mais do que sabia há uns meses (já fiz papinha de millet, e quero fazer de quinoa), mas também utilizo papa de compra desde que sem adição de açúcar (marca Holle ou Baby Bio - falarei sobre estas papas noutro artigo).
Assim, porque acredito que posso elucidar quem tem dúvidas ou até dar novas ideias a quem já sabe aqui fica uma papinha caseira, de aveia, que faz as delícias cá em casa.
Papinha de Aveia com Pêssego e Alperce
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de flocos de aveia demolhados*
- 180 ml de água**
- 1 Pêssego
- 1 Alperce
* Costumo fazer a papinha como lanche da tarde, vou alternando os dias com iogurte. Então para demolhar costumo colocar as 2 colheres de sopa de aveia numa taça com água logo após o pequeno-almoço. Depois basta escorrer antes de usar.
** Uso apenas 180 ml pois na altura de servir adiciono ainda Leite Adaptado, caso não tencionem fazê-lo aconselho a aumentarem a quantidade de água (cerca de 250 ml).
Preparação:
O modo de preparação é exactamente igual como já aqui tinha partilhado com manga.
Numa panela levar ao lume a água, com a aveia e a fruta descascada e ralada.
Eu não tenho por hábito passar a papa depois na varinha mágica, por isso prefiro ralar as frutas, assim também cozinham mais rapidamente. No entanto, se preferirem podem cortar em cubos e depois no final passar tudo.
Assim que começar a ferver, colocam o lume brando e vão mexendo cerca de 10-12 minutos.
Quando começarem a ganhar experiência não necessitam de cronometrar pois começam a perceber o estado da aveia, depois de cozinhada a papa fica muito mais espessa.
Como os dias estão bem quentes eu faço a papa logo a seguir ao almoço e deixo arrefecer até à hora do lanche. Depois, na hora adiciono 1 medida de Leite Adaptado, para ficar mais leve e nutritiva, uso água inclusive à temperatura ambiente.
Para quem é mais fundamentalista esclareço: o A. mais novo ainda mama, mas para adicionar à papa nunca ganhei o hábito de tirar leite por isso de vez em quando recorremos ao leite adaptado.
E lá volto eu... mãe de um bebé de 12 meses que ainda mama de manhã, à tarde e para dormir, mas que depois também consome leite adaptado se for preciso, situo-me definitivamente no meio dos pólos. E lá diz o ditado: é no meio que está a virtude! 😁😁
Sem comentários:
Enviar um comentário