Não é novidade que gosto bastante de cozinhar, mas por vezes falta-me tempo e disponibilidade.
Recorro muito aos robots de cozinha, precisamente porque me permitem fazer várias coisas enquanto dou banho a um deles, ou estendo roupa, ou outra das 300 tarefas domésticas que tenho diariamente.
Para além dos robots, o forno é o meu grande aliado na cozinha. Muito por causa do pão, mas também porque me permite deixar a fazer uma refeição completa e estar com os meus filhotes.
Como uso bastante o forno gosto de descobrir que se pode fazer coisas super saborosas nele e de uma maneira super fácil.
Ao ver um programa do Gordon Ramsay (que adoro), vi-o a preparar uma peça de porco e deixar no forno durante 8 (sim 8!!!!) horas. Primeiro fiquei incrédula, depois pensei na conta da luz, até que conclui que tinha de experimentar.
Acontece que ao cozinhar em forno lento, a carne vai assando muito vagarosamente, toda ela fica homogénea, cozinha nos seus próprios sucos e fica tão, mas tão tenra!!
Optei por fazer uma pá de porco bastante generosa, que temperei previamente com sal grosso, alho em pó, massa de pimentão, sumo de limão e vinho branco.
Se tiverem oportunidade de deixar a marinar de um dia para o outro, tanto melhor.
Depois é preparar um pyrex com uma cama de vegetais, primeiro um fio de azeite e depois tiras de cenoura, courgette e rodelas de cebola.
Por cima coloca-se a carne e a marinada.
Vai ao forno, o tempo que puderem.
Liguei às 13.30, nos 120 graus, para estar pronto ao jantar. Por volta das 18.30 coloquei nos 180º para a crosta ficar estaladiça. Desliguei o forno às 19.30
Ficou óptimo, a carne super saborosa e tenra. É daquelas refeições que praticamente não dão trabalho a fazer, o forno faz por nós.
Pode-se aplicar este método para várias carnes, também já experimentei com perna de perú e também faz muita diferença, para melhor.
Agora é degustar, Carla Maria olha a dieta!!!!!!!!! 😁😁😁
Sem comentários:
Enviar um comentário