terça-feira, 14 de março de 2017

O ritmo dos meus filhos

E é com um orgulho de pavão que anuncio que o meu A. mais velho deixou, definitivamente, de usar fraldas no período da noite!!

Ah e tal mas e ele não tem já 4 anos??? Tem sim, então e depois?
Uma das coisas que me faz especial confusão e que só me apercebi depois de entrar no maravilhoso mundo da maternidade é o estado comparativo que tantas mães têm em prol da sua cria.
Meus amigos mas há necessidade?

Acredito cegamente que cada criança tem o seu próprio ritmo e que, na maior parte das vezes, forçar o que quer que seja não é saudável e por vezes só faz a criança regredir.
No entanto deparo-me com bastante frequência com comentários altamente comparativos, e na maior parte das vezes depreciativos.

O A. mais velho começou a andar tarde, mas em contrapartida começou a falar estupidamente cedo. Parece-me que o mais novo vai pelo mesmo caminho. É claro que cabe a nós incentiva-los e dar-lhes as ferramentas que precisam para se desenvolver, mas cada criança tem o seu próprio timming.
É por isso que o A. mais novo ainda não anda, aliás ainda nem gatinha e eu não estou minimamente ralada.

No passado fim-de-semana encontrei uma colega que também foi mãe com um mês de diferença do meu mais novo, e foi com algum pesar que constatei que ela estava maravilhada porque a filha já tem 2 dentes e ainda por cima tem menos 1 mês que o meu... mas para que????

Realmente é daquelas coisas que não se percebe, os filhos não são troféus para exibirmos, muito menos devemos reflectir neles frustrações nossas.

Os filhos são o melhor do mundo, e cada um há de crescer ao seu ritmo. Descontraídos, livres de vaidades e comparativos.

Eu cá tenho a certeza, os meus filhos são o melhor do mundo, tal e qual como são.

Sem comentários:

Enviar um comentário