domingo, 19 de março de 2017

Às sextas na cozinha #2

Mais uma sexta-feira em que acabo o dia a pensar: "na próxima sexta não faço tantas coisas..."

Mas a verdade é que enquanto ando entretida de volta das receitas e das panelas o tempo voa e eu fico toda contente depois com os resultados. 
Esta sexta dei especial ênfase a receitas com farinha: pão, pastéis e mais pão. É que estar sossegada a amassar, ou a estender a massa é relaxante. É como uma actividade anti-stress, e enquanto estamos concentradas na massa o nosso cérebro sossega, e parece que tudo o que são preocupações, naqueles instantes, não existem.

Há quem pinte livros para adultos, outros penteiam a areia, ora eu amasso pão!

Pois então vamos lá:

1. Sopinha de Nabiças com Coelho


Comecei a manhã a preparar sopinha para o A. mais novo, desta vez com carne. Cozo sempre primeiro a carne à parte - desta vez coelho. Depois noutra panelinha faço o puré de legumes: batata, courgette, cebola, abóbora e nabiças biológicas, vindas directamente do cultivo da minha sogra. 
No compartimento mais pequeno é melão triturado, que o pequeno tanto gosta.

2. Puré de Maça e Banana


Experimentei pela primeira vez juntar uma banana madura ao puré de maça e posso avançar que, a pequenada adorou, e eu também. A única diferença é mesmo adicionar uma banana às rodelas, à panela com as maças descascadas e a água, pouca, e depois deixar tudo ferver. O puré fica mais consistente e muito mais docinho. Para os meninos farei certamente com bastante frequência.

3. Papinhas de Aveia com Pêra


Mais do mesmo, o lanchinho do mais novo que adora estas papinhas, dispensam grandes apresentações. 
Um pormenor é que entretanto me habituei a demolhar os flocos de aveia antes de cozinha-los, regra geral depois do almoço coloco as 2 colheres de sopa de flocos numa taça com água e deixo entre 2 e 3 horas. Noto que ficam mais molinhos e, pelo que pesquisei são mais bem absorvidos pelo organismo.

Nesta foto ainda estava só as papas de aveia depois de cozidas com a pêra, faltava adicionar a medida de biberon (actualmente adiciono 60 de LA) para não estarem tão espessas.

4. Pastéis de atum no forno


Estes pastéis foram um sucesso e eu fiquei totalmente fã. Irei depois colocar a receita toda com uma explicação mais detalhada. São confeccionados no forno e super simples e fáceis de fazer.

Vi a receita num livro da Bimby "Massas e Doces" e cativou-me por serem feitos no forno e então decidi adaptar aos meus ingredientes e experimentar.
A massa pode ser quebrada de compra, mas eu não tinha por isso também fiz a massa. Juntar água, farinha, sal e manteiga, mexer até formar uma massa. E depois estender. 
Paralelamente fazer um refogado de cebola, alho e azeite, e depois juntar 2 latas de atum ao natural e 1 lata de cogumelos. 
Por fim montar os pastéis, e pincelar com gema de ovo antes de levar ao forno. Fiz 12 pequenos e um grande. Serve como snack mas também dá perfeitamente para uma refeição.

Para o recheio podemos dar largas à imaginação e fazer com frango, fiambre, bacon, etc.
Foram mais que aprovados, depois colocarei a receita mais detalhada, com quantidades e mais fotos.


5. Pães de Deus de Aveia e Coco


Mais uma experiência que correu super bem e que merece depois ter o devido destaque.
E outra receita que decidi adaptar, fazer pães de Deus com farinha de aveia e 0 açúcar. 

Para quem está habituado a coisas muito doces isto não fará certamente as delícias, mas para o meu palato ficaram óptimos. Húmidos por dentro e doces por fora. 

Primeiro trata-se da massa: com farinha de trigo e farinha de aveia, fermento padeiro, sal, bebida de soja de baunilha e deixa-se levedar até dobrar de tamanho. 
Depois molda-se bolinhas, fiz cerca de 10 e deixa-se repousar novamente.
Numa taça mistura-se o coco ralado com mais bebida de soja e coloca-se por cima de cada pão. Vai ao forno e temos lanche saudável para toda a família!

Posso adiantar que um pãozinho destes barrado com manteiga de amendoim e coco caseira fica qualquer coisa....



6. Pão de Mistura


O belo do pão para o pequeno-almoço de sábado e domingo.

Para quem compra pão com regularidade, hão de perder tempo a ver os ingredientes que o pão leva... é todo um disparate pegado. 
Por isso não há melhor que fazermos o nosso pão. 
Farinha, fermento de padeiro fresco, água e sal. Mais nada. Quilos de Amor e Forno a Trabalhar. 

É por isso que o pão que faço à sexta-feira só tem a validade do fim-de-semana, estraga-se ao fim de 3 ou 4 dias (se chegar a tanto tempo), mas isso significa que na sua composição não tem conservantes, nem aditivos... 

Desta vez fiz pão de mistura. O marido prefere o pão branco. Eu prefiro o escuro, mais saudável. Então para nenhuma das partes ficar chateada: 250 gr farinha de trigo + 250 gr farinha de trigo integral.

7. Sumo de Tangerinas



Do terreno dos meus pais chegaram umas tangerinas, que deram um sumo natural para o jantar. Estas tangerinas não eram propriamente doces pelo que tive de recorrer ao açúcar branco para salvar a coisa.

8. O jantar


O nosso jantar de sexta-feira: red-fish no forno com tomate, arroz de ervilhas e uma boa salada.

E por esta sexta a missão está cumprida!

Sem comentários:

Enviar um comentário