quinta-feira, 16 de março de 2017

Arroz Doce (sem leite, sem ovos, sem açúcar)

Gosto bastante de arroz doce, a minha mãe faz um mesmo delicioso e com todos os ingredientes que um belo arroz doce cremoso pede. No entanto cá em casa temos uma limitação grande com leite de vaca.

Já mencionei anteriormente que o A. mais velho teve APLV - alergia à proteína do leite de vaca, e agora apesar de a alergia já se considerar ultrapassada temos grandes problemas com a amiga lactose. 

Eu, ao engravidar pela segunda vez e tendo em conta o histórico do primeiro filho acabei por banir o leite da minha alimentação, faço apenas derivados - iogurtes e queijos. E a verdade é que já me desabituei por completo. 
Estes pormenores fizeram com que algumas receitas tradicionais tivessem de ser adaptadas cá em casa, nomeadamente o arroz doce.

É mesmo bom, não leva açúcar, fica super amarelinho e.... não leva leite nem ovos!



Arroz Doce (sem leite, sem ovos, sem açúcar)

Ingredientes:


  • 1 litro Bebida de Soja Baunilha
  • 150 gr de arroz (preferencialmente carolino ou próprio para arroz doce)
  • 4 colheres chá farinha maizena
  • Saquetas de stevia
  • 1 pau canela
  • 1 raspa de limão






Preparação:

Eu utilizei a bimby para fazer o arroz doce, assim como uso em tantos outros cozinhados que exigem que se vá mexendo com frequência, mas poderá ser feito em panela também.
Colocar a bebida de soja, o arroz, o pau de canela e a raspa de limão no copo e programar 50 mins, temp. 90, velocidade colher inversa.
Após este tempo colocar numa chávena de chá mais um pouco da bebida de soja (podem reservar no início se preferirem) a aquecer - usei o microondas. Juntar as 4 colheres de chá de farinha maizena e diluir para não ficar com grumos. 
Por último colocar as saquetas de stevia ao preparado (na foto aparecem seis saquetas mas eu usei apenas 4 e foram mais que suficientes). Saliento que a bebida de soja de baunilha já é adocicada por isso não é preciso muita quantidade de stevia.
Depois ir adicionado em fio ao copo da bimby. Programar mais 10 mins, na temp. 90, velocidade colher inversa.

No final, depois de arrefecer, polvilhar com canela. 

Esta é a receita base de arroz doce que vem no livro da Bimby e que eu uso com bastante frequência, é daquelas que nunca falha. 

Para quem não conhece, a stevia é uma adoçante natural. Eu uso para substituir o açúcar e costumo comprar em saquetas no Continente. Fiquei a conhecer através da minha melhor amiga que só me dá boas dicas! 😛😋😀


Sem comentários:

Enviar um comentário