sábado, 11 de março de 2017

Às sextas na cozinha #1

Sexta-feira é o dia em que passo (ainda) mais tempo na cozinha.
É o dia que gosto de preparar tudo para o fim-de-semana e assim não ter que me preocupar com sopas, pão e alimentos que posso preparar de véspera.

Hoje não foi excepção e como agora andamos totalmente empenhados em banir os processados cá de casa, mais há que confeccionar para garantir que há paparoca da boa para a família.

Portanto a minha tarde foi toda ela de volta de tachos, tupperwares e afins. Alias, terminei há pouco de arrumar tudo e posso mostrar que hoje saiu da minha cozinha:

1. Puré de Papaia




Foi a primeira vez que o A. mais novo comeu papaia. Não será certamente uma fruta que comerá com muita frequência mas hoje provou só para sabermos que pode comer e para diversificar um pouco as frutas. É apenas uma bela papaia madura passada na farinha mágica.

2. Puré de Maça



O puré de maça é um clássico cá em casa. Faço praticamente todas as semanas e ambos os meninos adoram. O mais novo gosta muito quando misturo com o iogurte de soja natural - costuma ser o lanche aos fins-de-semana.
Escolho cerca de 12 maças pequenas e cozo com pouca água. Apenas isso, não há açúcar, não há canela. Menos é mais, certo?

3. Gelatina de Frutos Vermelhos com Stevia


Mais um exemplar que costumo fazer com bastante regularidade - gelatina. Agora que os dias já pedem algo mais fresco e o mais velho gosta tanto.
Principalmente porque descobri esta variante da Condi, adoçada com Stevia. Gostei bastante.

3. Manteiga de Amendoim e Coco Caseira


Ultimamente ando numa fase de manteiga de amendoim. E já que agora ando com a mania de ler todos os rótulos, facilmente descobri que grande parte tem carradas de açúcar.
Mais a mais depois de pesquisar, percebi que é super fácil fazer manteiga de amendoim.
Amendoins torrados, coco ralado (achei a combinação maravilhosa), processador durante uns 3 minutos a bater... e está pronto a consumir.
Não há razão para não fazer em casa...

4. Papinha de Aveia com Maça


E porque apesar de andar toda entretida com as minhas invenções na cozinha, e o mais novo à descoberta da cozinha na aranha, os lanches têm de ser preparados de igual forma.
Hoje foi as famosas papinhas de aveia, mas com maça ralado. Podem ver a receita aqui ou aqui, sendo que basicamente a única coisa que muda é a fruta utilizada.

5. Limonada


E o calor do forno fez-se sentir e eis que me lembrei que tinha recebido uns limões sumarentos. Adoro limonada, faz-se tão rápido e é tão refrescante. Aqui me confesso, usei umas 50 gr de açúcar, mea culpa.

6. Puré de Brócolos com Solha


Cá em casa há sempre sopa. Seja para o mais velho ou para o mais novo, ou mesmo para nós.
Costumo fazer e congelar e há medida que vai terminando vou repondo. Como sabia que a sopa com peixinho do A. mais novo iria terminar no sábado decidi já hoje por as mãos à obra para assim não ter essa preocupação no fim-de-semana.
E assim, fiz um puré de brócolos (usei batata, courgette, cebola, abóbora, brócolos e filetes de solha). Uns 30 minutos a cozer e sopinha pronta!

7. Bolo Fresco de Limão


E, por vezes, ao sábado e domingo há o mimo de um bolinho caseiro. Muito simples, pouco doce mas com muito amor para completarmos o pequeno-almoço ou lanche.
Fiz um bolo de limão, extremamente fácil. Raspa e sumo de 1 limão, 4 ovos, açúcar amarelo, farinha, fermento, 1 iogurte natural. Depois de desenformar fiz furinhos com um fio de esparguete e reguei com a... limonada. Tão simples e tão bom!

8. Pão Caseiro


Fazer pão é aquela coisa mesmo imperativa de fazer à sexta-feira. E hoje foi curioso.
Coloquei a massa a levedar, para fazer o pão que já mencionei aqui, faço sempre de igual forma e não sei porque fiquei com a percepção que a massa não estava a levedar bem. Depois de panicar durante alguns segundos recordei-me que tenho sempre um preparado de pão para a máquina de fazer pão, para casos de emergência.
E hoje era uma emergência, não podia ficar sem pão e lá coloquei o preparado a fazer... estão a ver o pão de trás? Pois...
Entretanto decidi colocar mais um pouco de fermento de padeiro na minha massa a levedar e mexer com uma colher de silicone para ajudar a activar o fermento. Depois deixei repousar para ver o que acontecia...
Pronto, escusado será dizer que o meu pão estava enorme e uma delícia...

9. O jantar


Uns maravilhosos bifes de atum com batatinhas cozidas e salada.

E por esta sexta-feira foi "apenas" isto.


1 comentário: