segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Purés de Fruta [caseiros]

Quando se tem crianças em casa torna-se quase imperativo ter purés de fruta na despensa.

Por todos os motivos e mais alguns. Primeiro porque é uma maneira de colocar a pequenada a comer fruta sem terem grande trabalho, não é necessário mastigar nem fazer grande frete, depois porque é super prático e facilita em muito a vida aos pais. Por fim é docinho, docinho, os pequenos gostam e os mais velhos não ficam com peso na consciência da oferta que acabaram de incutir.

Existem no mercado trinta mil marcas, e em cada marca umas trinta mil variações de sabores, no entanto a grande maioria acarreta açúcar. Felizmente algumas indicam "açúcares naturalmente presentes", e do mal o menos. 
Mas têm outra desvantagem: o preço. Com dois filhos pequenos e ambos a adorar purés de fruta tinha de ir roubar bancos para encher os armários.

Stop! Eu tenho uma bimby, tenho muita fruta, há de sair qualquer coisa desta combinação. E eis que facilmente consegui as quantidades certas para ter sempre puré no frigorífico, e demora 10 minutos a fazer!!! Sim tirando o tempo de descascar as peças são 10 minutos a cozer!

Até me pergunto porque é que ainda não tinha pensado nisto antes...
Temos 600 gr de fruta para 100 gr de água, descascar, cozer, triturar e está feito!! Depois é tentar todas as combinações possíveis e imaginárias! Até agora a preferida é mesmo manga com pêra, mas também já fizemos manga com maça, banana com maça e pêra, e banana com laranja e maça.

É que marcha tudo!! E amanhã tenho de fazer mais!! 😀😀



Ingredientes:
  • 600 gr de fruta descascada em pedaços
  • 100 gr de água

Preparação:

Colocar a fruta cortada em pedaços pequenos (para facilitar a cozedura) e a água no copo da bimby.
Programar 10 minutos, temperatura 100, velocidade 1. No final triturar 10 segundos na velocidade 5 (pode-se triturar numa maior velocidade, depende da textura que se pretender).
A quantidade mencionada dá para cerca de 4 potinhos de fruta, ou seja, dura 2 dias cá em casa.

E pronto, temos frutinha boa para oferecer aos mais novos mas também para nós comermos. 

As variedades são infinitas, pode-se usufruir da fruta da época que há em maior abundância e consequentemente é mais barata. 

Cá em casa passou a ser presença obrigatória!

4 comentários:

  1. Faço desde que tenho a Bimby, já nem sei ao certo, 4 anos creio eu. É tão fácil e ficam ainda melhores que as de compra. E muito mais barato! Às vezes mando para o lanche da escola, pelo mesmo motivo que referes, para eles não terem trabalho nem demorarem e mastigar, assim podem ir para o recreio mais depressa. E quando a fruta abunda, faço em grande quantidade e congelo, assim é só ir descongelando à medida que se vai precisando! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma excelente iniciativa para eles comerem bem a fruta e é tão fácil de fazer!! Eu já não quero outra coisa.. daqui a pouco sai puré de banana com maça! :P Beijinhos

      Eliminar
  2. Mas quando usam por exemplo banana ou laranja tb as cozem certo? Pergunto pk nunca me passou pela cabeça que se poderia fazer e saísse bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Sim, até pode parecer estranho mas é tudo para cozer!! De início o que ainda me fez mais confusão foi mesmo a laranja, mas fica muito bom! :)

      Eliminar