segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Bolo da Semana #3 - Bolo Mármore [Cacau e Banana]

Há várias possibilidades de variações para o tão conhecido bolo mármore. No último mês, foi muito divulgado o bolo mármore com cenoura e eu achei a ideia super interessante mas confesso que ainda não experimentei.

No entanto, quis fazer a conjugação também de dois sabores e tinha bananas muito maduras e sem finalidade. E cá em casa já se sabe, não vai comida nenhuma fora, por isso nasceu um belo bolo mármore com cacau e banana, sabores intensos mas que combinam na perfeição.


Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 2 bananas maduras
  • 100 gr de açúcar amarelo
  • 100 gr de cacau em pó
  • 100 gr de óleo de coco
  • 200 gr de farinha de espelta
  • 1 colher de chá de fermento

Preparação:

Retirei a ideia base para esta receita através deste link, mas fiz várias adaptações, quer a nível de ingredientes como de confecção. Basicamente adaptei o original à minha cozinha e despensa.

Coloquei no copo da Bimby as bananas cortadas às rodelas, os ovos, o óleo de coco e o açúcar. Programei 1 minuto na velocidade 6.
Depois adiciona-se a farinha e o fermento e programa-se 15  segundos na velocidade 6. 
E assim ficamos com massa para um bolo de banana.

Verti metade para uma forma de silicone com buraco. Com a outra metade adicionei o cacau em pó e mexi bem até envolver tudo para depois verter sobre o anterior preparado.

Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 40 minutos.
É um bolo muito bom, gostei bastante do contraste de sabores. 
Para acompanhar com um chá é do melhor! 

E desse lado mais ideias para conjugações de bolo tipo mármore?

2 comentários:

  1. Este é saudável q.b., parece muito fofo e guloso! A semana passada também fiz um bolo mármores de banana e chocolate mas sem qualquer açúcar (a não ser o da fruta) e superou as minhas expectativas! Em breve publico! E se não te importas, levo este para experimentar também! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este estava bom, já não há! :D E sim, eu substitui uma boa parte dos ingredientes para a coisa não ficar tão dramática.
      Adorei o teu bolo/pão!!!
      Beijinhos

      Eliminar