sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Marmeladas [tradicional + nozes com canela]

Costumo ouvir a conhecida expressão: "Se a vida te der limões, faz limonada". No meu caso deu-me marmelos, com fartura.
Directamente do terreno dos meus pais, biológicos e uma imensidão deles.

Resultado: marmelada para a família toda! Marmelada cá para casa, para os avós, para os sogros, para os cunhados e mais houvesse que também levavam com marmelada! 😁😁


O título do artigo está no plural sim, não foi engano. Porque irei apresentar duas receitas de marmelada, uma mais tradicional e outra com nozes, uma delícia!

Chuva de Marmelos
Marmelada Tradicional

Ingredientes:
  • 800 gr de marmelos (com casca)
  • 400 gr de açúcar amarelo
  • 1 limão (sem casca e sem caroços)

Preparação:

Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby e triturar bem, cerca de 30 segundos na velocidade 9. Depois programar 30 minutos, velocidade 3, temperatura 100.
Esta é a receita do livro base, fácil fácil e nunca falha! 


No entanto, quis enriquecer a marmelada, dar-lhe mais sabor e textura, por isso decidi inovar um pouco, ficou óptimo!

Marmelada com Canela e Nozes

Ingredientes:
  • 800 gr de marmelos
  • 300 gr de açúcar
  • 1 taça de nozes finamente trituradas
  • 1 pau de canela

Preparação:

Comecei por triturar as nozes, mas pouco, 2 segundos na velocidade 4 ou 5 e é suficiente, porque queria que se notasse bem a textura, depois coloquei-as no fundo dos tupperwares (as nozes não são cozinhadas).


De seguida foi colocar os marmelos e o açúcar na bimby e triturar, 30 segundos na velocidade 9. 
Garantir que fica uma pasta homogénea para depois se colocar o pau de canela e programar os 30 minutos, velocidade 3, temperatura 100.

Desta vez não consta o limão por uma razão muito simples, passou-me por completo, nem sei como, mas só me lembrei já a marmelada estava a terminar. Fiquei em pânico.. mas ficou tão bom na mesma!!!!

Deixar arrefecer e colocar nos recipientes. Envolver com as nozes e levar ao frio. Uma maravilha!!!


4 comentários:

  1. Em miúda não era fã de marmelada! Porque na escola só havia sandes com marmelada! Mas agora depois de adulta até sinto saudades! Não me importava nada de comer uma torradinha com um pouco dessa marmelada! Na verdade teriam de ser duas torradas para poder provar as duas versões! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo perfeitamente, quando nos impingem algo com repetição prometemos para nunca mais na vida. Mas neste caso a marmelada ficou bem boa, e não tem nada a ver com as de compra! A de nozes aconselho vivamente!

      Beijnhos

      Eliminar
  2. Ainda venho a tempo de deixar o comentário ;) Nunca fiz marmelada com nozes mas parece-me uma óptima sugestão. Afinal quem está a ficar pro, és tu ;) beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ideias não me faltam, o tempo é que não estica! Vai se fazendo aos poucos! :D Fica muita boa, só é pena ter-me esquecido do limão... sou uma cabeça no ar!

      Beijinhos

      Eliminar