sexta-feira, 21 de julho de 2017

Mini Panquecas de Aveia e Coco

O meu Alexandre anda a passar por uma fase menos boa para comer. Temos 14 meses e já há algumas semanas que a anorexia fisiológica do 2º ano de vida se tem manifestado com força.

Apesar de já termos passado por isso com o A. mais velho, notamos uma maior diferença agora com o mais novo que antes comia tudo e tão bem e agora... haja paciência.

Para quem desconhece o tema, basicamente diz respeito à diminuição do apetite que regra geral sucede a todas as crianças, depois dos 12 meses de vida. Podem ler mais sobre o assunto aqui e aqui.

Para além desta fase, o Alex que sempre comeu bem, agora fartou-se da comida de bebé, tudo o que for passado e dado à colher ele inclina a cabeça e mete a mão na boca. Assunto arrumado.

Está cada vez mais avido da nossa comida, com textura, que exija mastigar e sempre comida pelas mãos dele. Não me posso queixar, são atributos óptimos.

Posto isto, desisti de abrir iogurtes para o lanche dele, em que come 2 colheradas (que demoro uns 30 minutos a dar) e comecei a dedicar-me a alternativas. Panquecas e fruta por exemplo.
Assim, lá saíram estas mini panquecas maravilhosas!!


Ingredientes:

  • 100 gr flocos de aveia
  • 30 gr coco ralado
  • 1 ovo
  • 250 ml bebida vegetal (usei de aveia)
  • 1 colher de sopa de óleo de coco

Preparação:

Comecei por triturar os flocos de aveia até ficarem em farinha, cerca de 20 segundos na velocidade 9.
Depois adiciona-se os restantes ingredientes, 10 segundos na velocidade 6, e a massa está pronta.

Numa frigideira anti-aderente, coloquei um fio de óleo de coco e fiz mini panquecas. 
Optei por fazer em tamanho pequeno para facilitar a vida aos filhotes.
Para terem todas, mais ou menos, a mesma dimensão, usei uma colher (daquelas para retirar bolas de gelado), e consegui fazer 4 mini panquecas de cada vez.

Pronto, ambos gostaram e comeram, algo me diz que vou começar a fazer coisas do género com muito mais frequência... e a possibilidade de variações é infinita! 😀😀


Exemplo de 1 lanche: 2 mini panquecas + pêra em palitos

4 comentários:

  1. Não conhecia esta doença.

    Mas estas panquecas foram certamente muito especiais, até pelo carinho que foram feitas. E que excelente lanche, umas panquecas com fruta. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Estas panquecas têm óptimo aspecto!
    Pode-se guardar no frigorífico depois de feitas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem ser guardadas, mas não aconselho mais que 1 ou 2 dias. Por vezes, prefiro fazer menos quantidade mas mais vezes, para garantir que ainda estão bem - só é pena nem sempre haver tempo. :)

      Eliminar