sábado, 6 de maio de 2017

Máquina de Fazer Pipocas

Eu não sou grande fã de pipocas, nunca fui, no entanto o meu mais velho delira com um bom balde de pipocas.

Se forem salgadas então é uma maravilha, é menino para comer até eu o lembrar que "secalhar já chega filho", senão vai tudo até dar dor de barriga.

Até há pouco tempo tinha por hábito comprar as embalagens de pipocas para microondas, daqueles que basta colocar na posição certo dentro do micro, programar 3 minutos na temperatura máxima e pronto, temos pipocas com fartura.
Mas isso foi até entrar no maravilhoso mundo dos rótulos, e nunca mais comprei pipocas.

A sociedade fez-nos ficar cegos a comprar, e ignorantes a perceber o que metemos na boca, principalmente na dos nossos filhos. 

Ora então uma análise generalista: as pipocas salgadas são meninas para terem quase 4 gramas de sal por 100 gr!!! Sabiam que a OMS recomenda no máximo 5 gramas de sal por dia? Comam pipocas salgadas e pronto, no resto do dia é tudo insonso. É normal que o meu filho depois de comer bebesse água que nem um maluco...
Em relação às pipocas doces o meu pânico foi idêntico, temos 39 gramas de açúcar por cada 100 gr. Sim, leram bem, 39 gramas!!! É um absurdo... Há diferentes marcas no mercado e por certo algumas poderão ter valores menos escandalosos, mas é quase mais do mesmo.
Não me dei ao trabalho de ver as pipocas com manteiga porque nunca comprei, mas devia dar para chocar na mesma.
Estes valores foram retirados das pipocas que costumava comprar, da marca Continente.

Então passei pura e simplesmente a comprar milho. Que é super barato, uma embalagem de 500 gr ronda os 60 ou 80 cêntimos, se preferirem biológico também há e no máximo devem pagar uns 2€. E rende muito mais, dá para fazer pipocas várias vezes.


Para terem o mínimo de gosto, pois é difícil convencer uma criança depois de provar o mega processado, que estas afinal são melhoras, coloco apenas um fio de mel, e ficam óptimas.

E como tudo na vida é uma questão de hábito, o A. mais velho já diz que gosta mais destas pipocas e que são mais saudáveis.

E agora o título do post: a minha máquina de fazer pipocas!!
Pois bem, com esta história lembrei-me que me tinham oferecido uma máquina de fazer pipocas há uns anos e que eu tinha guardado, mal tinha sido usada.
Depois de bem limpa tem sido um sucesso, as pipocas fazem-se super rápido, sem necessitarem de qualquer tipo de gordura.


Basicamente coloco entre 3 a 4 colheres de sopa de milho dentro da máquina e depois basta ligar.
É um festival de pipocas, é que chovem pipocas, no sentido literal.

Deixo-vos um pequeno vídeo de demonstração.

Sem comentários:

Enviar um comentário