segunda-feira, 29 de maio de 2017

Do dia da Criança - E o mundo está perdido!

Está a aproximar-se o dia 1 de Junho, o Dia da Criança, que para mim são todos os dias.
Primeiro porque ainda há uma criança em mim, depois porque tenho 2 filhotes pequenos que são a minha vida.

Assim, com a chegada deste dia toda a nossa sociedade se prepara para o acontecimento, catálogos recheados de coisas apelativas, promoções bombásticas, referencia ao assunto em tudo o que é grande superfície. 

E eu venho fazer um apelo, não por mim mas pelas crianças de hoje, que serão os adultos de amanhã. Comprem brinquedos, comprem roupa, comprem coisas didácticas mas não encham os pequenos de açúcar. 

Nesta altura do campeonato, em que leio rótulos, faço comparações, examino listas de ingredientes acho que é de uma tristeza pura o estado em que chegámos. É muito mais importante vender do que alimentar bem. É muito mais importante satisfazer a curto prazo do que pensar que estamos a prejudicar.

Todas as semanas vejo vários catálogos: Pingo Doce, Continente, Lidl, Minipreço e podia continuar... e todos eles estão repletos de gulosices para o Dia da Criança! Sim pessoas, gulosices, repletas de açúcar e que não lhes fazem falta nenhuma!!! Iogurtes, sumos, bolachas, cereais = açúcar.
Que enfiamos na boca dos nossos filhos, que eles comem animadamente porque até lhes sabe bem. Mas se pararmos e formos ver o que lhe estamos a dar devíamos por a mão na consciência.

"Mas só uma vez não lhe faz mal!!" é o que se ouve mais, mas todos sabemos que não é só uma vez, são várias vezes e várias vezes no mesmo mês, ou quiça semana. Porque depois há festas de anos, e épocas festivas, e depois vem o primo afastado visitar e o que temos? Doces!

O certo é que sou prova viva da adição que o açúcar pode provocar, e tenho plena noção que muita gente não faz a mínima ideia do que está a ingerir, e consequentemente dos exemplos que passa para os mais novos. 

Bom-senso é a palavra que espero que impere para o Dia da Criança, brinquem, façam actividades ao ar livre, passeiem, pintem desenhos mas não entupam as crianças de açúcar por favor.

Sem comentários:

Enviar um comentário