quinta-feira, 4 de maio de 2017

Arroz Integral

Se quero mudar os meus hábitos alimentares tenho de começar por saber fazer boas escolhas.

Não pretendo abdicar de comer hidratos de carbono, até porque, como já mencionei, ainda amamento e não quero por nada neste mundo colocar isso em causa.

E quem me conhece sabe que sou boa boca ou bom garfo. Por isso este processo vai ser lento e progressivo e aos poucos estou a dizer ao meu cérebro: "ó para mim a comer arroz, apenas é menos quantidade e mais saudável, vai-te habituando".

E a minha cabeça/ estômago, até à data, está estupidamente bem com isto tudo. Porque em linhas gerais não me tem faltado nada, apenas tenho feito melhores escolhas.

Isto para vos falar do arroz integral. Tendo em conta que preciso de mais que a folha de alface, optei por agora voltar-me para as massas ou o arroz integral.
A nível de sabor é igualmente bom, mas muito mais rico em fibra, muito mais saudável.


Segundo o que constatei, é muito fácil encontrar à venda, na secção de arroz e massas já há sempre a vertente integral. Sinal dos tempos e que as pessoas estão cada vez mais conscientes dos alimentos que procuram.
O preço é ligeiramente mais caro que o arroz agulha ou carolino, uma embalagem de 1 quilo regra geral é pouco menos que 1€, se virem em promoção aproveitem.


A embalagem da esquerda, da Area Viva é do Continente, e a outra do Lidl.
A diferença mais significativa é na confecção do arroz pois demora muito mais tempo.

O arroz integral demora uns 45-50 minutos a ficar pronto.
No entanto, tive uma dica preciosa da minha grande amiga C, se demolharem o arroz o tempo de cozedura desce substancialmente.
O truque consiste em demolhar o arroz com bastante antecedência, de preferência, colocar de molho na noite anterior.

Eu coloquei de molho na noite passada, cerca de 250 gr.


Faço sempre o arroz na Bimby, e hoje para o jantar não foi excepção.
Coloquei 800 gr de água, sal grosso qb e 20 gr de azeite no copo. Depois o cesto e o arroz escorrido.
Programei 30 minutos, velocidade 4, temperatura 100.

No final temos arroz integral, soltinho, bem saboroso. 😉😉

2 comentários: