terça-feira, 16 de maio de 2017

A festa de Anos do A. mais novo - Parte 2

Ainda sobre a festinha do A. mais novo, a parte onde despendi mais tempo foi na escolha das receitas e posterior confecção de todos os cozinhados para o lanche.

Decidi, e como já mencionei no post anterior, que aquilo que estaria na mesa seria "home made", nada de coisas embaladas e feitas.
Este tipo de atitude vem muito em linha de conta com a alteração de hábitos que aos poucos adoptámos cá em casa, não significa que comer salame de chocolate seja saudável, de todo que não é, mas pelo menos que tenha o meu cunho pessoal e eu saiba que ingredientes levou. 

O bolo de aniversário foi encomendado, estava divino com a sua massa de amêndoa, e os sumos foram comprados. Tudo o resto foi feito em casa, seja na minha, ou na das outras cozinheiras envolvidas no processo. 😁

Como sempre, a mesa estava recheada e a oferta era bastante variada. Sobrou pouco, não que se tivesse comido tudo, mas porque faço sempre questão que cada um leve um pouco daquilo que mais gostou. É a forma que tenho de agradecer a presença - e vá repartir calorias. 😋😋

Preparem o índice glicêmico:

O Bolo de Anos - estava giro giro e mais que isso super saboroso! Bolo de massa de amêndoa com recheio e cobertura de doce de ovos

Bola de Carnes - com queijo, fiambre e bacon (como paisagem temos palmiers mistos, arroz doce e torta de cenoura)

Quiche de Alheira, Cogumelos e Espinafres. Uma especialidade da melhor amiga, madrinha do Alex. Devoro isto!

Cocadas (para um regimento). Haverá coisa melhor que bolinhas de coco? 

Queques de Amendoim - uma receita inventada por mim, no dia anterior. Ficaram óptimos!

Palmiers Mistos (queijo, fiambre e oregãos). A minha titi só tem ideias fixes!

Mini Folhados de Salsicha, foram dos primeiros a desaparecer

Pastéis de bacalhau. Fiquei pasmada com a facilidade com que se fazem

Salame de chocolate (preto e branco). A melhor apresentação e estava bom bom...

Bolo de Espinafres - apesar da cor estava bem bom e pouco doce, para mim o mais original. Daqui sai vénia à titi
Apesar de todo este manjar houveram mais doces que não tiveram a sorte de protagonizar uma foto: arroz doce e torta de cenoura da mãe, bolo de bolacha e delícia de ananás da sogra, paté de delícias do mar e gelatina com queijo quark feito por mim, pudim de ovos feito pela mana.

E como havia muita coisa e algumas bem diferentes do normal optei por colocar uma referência em cada doce, para ajudar na percepção do que seria.
Como se pode constatar em quase todas as fotos, trata-se apenas de uma etiqueta com a indicação do nome do doce, na parte de trás tem destaque a pessoa que o confeccionou. Depois, as etiquetas foram coladas num palito de plástico, comprado para o efeito.


Para terminar o post, mencionar apenas um pormenor que achámos super engraçado. 
Já tínhamos feito o mesmo nos anos do A. mais velho e agora decidimos repetir.

Para as festas de anos opto por comprar talheres, pratos e copos plásticos, e já tinha percebido que a pessoa usa um copo e depois não sabe onde o colocou e vai de usar outro copo.
Então pedimos ao nosso filhote mais velho para identificar os copos, e desta vez até tiveram direito a autocolantes.
Fica super giro, cada pessoa tem o seu copo e no final muita gente opta por levar o copo como recordação. Adicionalmente, a pequenada sente-se útil em participar e orgulhosa com o resultado final.


E assim se passou o aniversário do meu bebé, que parece ter nascido ontem, mas já tem 12 meses!
Como o tempo voa..,

Sem comentários:

Enviar um comentário