sábado, 8 de abril de 2017

Às sextas na cozinha #3

Cá em casa as coisas estão, lentamente, a ficar mais controladas. 
Os meninos estão bem e as limpezas e arrumações já começaram, assim como o processo da mudança de estação no que toca a vestuário - arrumar tudo de inverno, lavar tudo o que é de primavera/ verão.

Mas como "Roma e Pavia não se fizeram num dia" ainda há um mar de coisas para tratar, e podem não acreditar mas começar a ter as coisas orientadas faz com que eu ande muito mais bem humorada!

Então hoje, sexta-feira, entre lavar roupa e limpar uma casa-de-banho era obrigatório preparar algumas coisas para o nosso fim-de-semana.

Hoje dei especial ênfase à sopa, porque cá em casa há sempre sopa! Sopa com carne e peixe para o mais novo e sopa de legumes para o mais velho e para nós. Felizmente, é um habito que espero que perdure nos meus filhos, comem sempre sopa ao almoço e ao jantar!

1. Sopa de Nabiças com Maruca


Comecei por preparar a sopinha do almoço do mais novo. Cozo sempre primeiro a carne ou peixe à parte, e enquanto coze preparo os legumes. Esta sopa levou: 1 batata, 1 cebola, 4 quadrados de abóbora, 1/2 courgette e nabiças biológicas. Depois junto água e o peixe já cozido - hoje introduziu a maruca.
Como fruta temos puré de manga, é óptimo para a barriguinha deles.

Quando faço sopa, regra geral, faço para uma semana. Guardo no frigorífico as medidas para sábado e domingo, costuma ser concha e meia por refeição. Depois o restante coloco em doses individuais preparado para congelar.
No dia é só tirar de manhã da arca e na hora da refeição aquecer.



2. Puré de Maça


Já tinha mencionado que faço bastantes vezes puré de fruta. Alias, orgulho-me de afirmar que o mais novo com quase 11 meses, nunca comeu uma blédina ou coisa do género. 
Fruta ou é natural ou cozida em casa.
Hoje optei por fazer o mais usual, puré de maça - usei 10 maças e água.
Fica sempre bom, eles gostam muito, quer como sobremesa, quer para o lanche. É um clássico das sextas-feiras.


3. Palmiers Caseiros com Canela


Tinha partilhado neste post como fazer palmiers caseiros. No entanto recebi o feedback que mesmo assim não estava totalmente perceptível. Assim, estes amigos irão ter lugar de destaque num próximo post com explicação detalhada.

Como tinha massa folhada em casa e queria preparar algo mais guloso para o fim-de-semana, optei por fazer os palmiers. A sua preparação é mega rápida e quando tivermos aquele bichinho em que apetece comer algo, já sabemos o que vamos roubar. 😋

4. Papas de Aveia com Pêra


Hoje ainda preparei as papinhas de aveia para o lanche do A. mais novo, no entanto como o sol se começa a fazer sentir, e com ele o calor, os lanches da tarde irão transitar para os iogurtes naturais de LA ou soja, com flocos de aveia e fruta. Acho as papas de aveia uma comida mais reconfortante para o tempo frio.
Assim, passará a ser uma espécie de overnights oats mas preparadas de manhã para se começar ao lanche.

5. Laranjada com Kiwi


Há já algum tempo que não compramos sumos cá para casa, a água costuma ser a nossa bebida de eleição. No entanto, às vezes, também há espaço para um sumo natural.
2 laranjas e 1 kiwi resultaram numa laranjada que demora 5 segs a fazer. Tive pena que as sementes do kiwi ficaram escondidas no fundo, mal se notam.

6. Caldo Verde com Cuscuz


O meu filhote mais velho adora cuscuz na sopa. Seja ela que sopa for, mesmo que seja caldo verde há que levar cuscuz.
Tão simples como: 1 batata grande. 1 cebola, 1 courgette, 2 cenouras, 4 quadrados de abóbora, alho francês e água. Deixar cozinhar bem, e triturar com a varinha mágica. De seguida adicionar as couves.
Este caldo verde é totalmente caseiro: couves biológicas da sogra, que foram depois migadas em casa. Perto do final adicionar 1 fio de azeite e 1 colher de sopa de cuscuz.

Regra geral faço uma panela grande de sopa de legumes mas nunca congelo. É guardada no frigorífico e vamos tirando à medida que consumimos diariamente, costuma demorar 3 ou 4 dias a ser consumida na totalidade. Depois é fazer mais. 😀 


7. Pão


Ora aqui está o nosso pão, pronto a consumir nos próximos dois dias. A pedido do meu mais que tudo, pão branco, farinha de trigo.
"Pão que é pão é branco, e é o que fica melhor. E em equipa vencedora não se mexe". 
E eu faço o pão branco para nós. Os meninos também gostam muito.
Apesar de não ser o mais saudável, por causa da farinha, pelo menos tranquiliza-me saber que fui eu que fiz, que é do mal o menos.

8. Sopinha de Couve-flor com Frango


E se para o almoço do pequeno tínhamos peixe, agora foi a vez da carne.
E o processo é exactamente o mesmo, o que muda são os ingredientes: cozi 2 bifes de frango pequenos à parte e preparei os legumes. A batata, a cebola, a courgette, a abóbora e a couve-flor.
Depois é colocar tudo a cozer e passar bem.
Como fruta temos o puré de maça que fizemos de manhã. 😊

Por fim, faço o mesmo método: sopa para sábado e domingo no frigorífico, o resto preparar para congelar.



9. O jantar


Empadão de Atum com Legumes.
Optei por fazer uma travessa de comida, que dará para o jantar de hoje e amanhã.
Gosto de aproveitar ao máximo o tempo que estamos os 4 juntos, e mais, o tempo que temos disponíveis para brincar com eles, para passear.
Por isso, quanto mais adiantar hoje, melhor será amanhã.
Escolhi fazer um empadão com atum, cogumelos, cenoura e alho francês. Uma refeição simples, fácil de fazer e que rende imenso.

E foram estes os cozinhados desta sexta-feira! Nada de muito elaborado, mas tudo feito com muito carinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário