quinta-feira, 2 de março de 2017

Pão Integral com Sementes

Comprar pão cá em casa começa a tornar-se uma acção cada vez mais rara. 
Em contrapartida o meu forno, e a minha cabeça não têm parado muito... o forno por razões óbvias, a cabeça porque venho para a cama pensar nas variedades de pão que ainda posso fazer, nos ingredientes que posso adicionar... hoje até me lembrei em fazer pão com água de coco... 

Mas pondo as ideias mais esquisitas de lado, o pão que trago hoje é daqueles que mais gosto e também mais saudável.
Já tinha colocado neste post a receita do pão tradicional, o chamado pão branco e depois aqui o pão de aveia.

Hoje trago um pão integral, que ficou mesmo bom e o procedimento para fazer é exactamente o mesmo. 400 ml de água para 500 gr de farinha, sal, fermento e já está...



Pão Integral com Sementes de Linhaça e Sésamo

Ingredientes:

  • 500 gr farinha integral
  • 400 ml água morna
  • 1 colher chá de sal grosso´
  • Meio quadrado de fermento padeiro fresco
  • Sementes de linhaça e sésamo qb




Preparação:

Colocar a farinha num recipiente largo. Aos 400 ml de água morna juntar o sal e o fermento de padeiro fresco e mexer bem, até diluir totalmente o fermento. 
Adicionar o preparado à farinha e envolver bem até formar uma massa. Colocar a levedar, tapado com um pano cerca de 2 horas. Hoje coloquei no forno e correu-me mesmo bem, pois a massa cresceu imenso.

Depois de ter a massa alta e fofa transferir para uma superfície polvilhada com farinha.
Fazer uma mistura de sementes, eu usei sésamo e linhaça e envolver totalmente na massa. 


Por fim basta dar a forma ao pão que se pretende e levar ao forno.
Forno pré-aquecido nos 180º, cerca de 35 mins e com tabuleiro de água quente lá dentro para dar a crosta estaladiça ao pão.

Fácil, rápido, económico e bem saudável, como eu gosto!




Sem comentários:

Enviar um comentário