terça-feira, 21 de março de 2017

Farófias (do Dia do Pai)

Eu adoro farófias, sempre gostei muito, e este especial gosto herdei do meu pai.

Farófias ou iceberg. Quando era mais nova e íamos almoçar fora era menina para reservar as farófias logo à entrada, não fosse à hora da sobremesa já não haver...
Sim, é um exagero mas é daquelas sobremesas mesmo boas, que me traz boas recordações e que é muito raro comer por isso há que jogar pelo seguro. 😁

No passado domingo foi dia do Pai, e para além do pequeno mimo que compro sempre ao meu Pai, representativo do dia em si, acho que o principal gesto é oferecer algo feito por mim. Algo que sei que ele gosta mesmo.
Portanto lembrei-me das nossas grandes amigas: farófias!!

Esta receita é a excepção que confirma a regra, ou seja, é uma receita com açúcar, melhor, leite condensado. Por isso a parte da alimentação saudável é um pouco posta de parte. Mas dias não são dias. E acredito mesmo que se actuarmos com ponderação há espaço para tudo, até para uma bela taça de farófias.



A confecção desta receita é muito muito simples, fiz na Bimby, e a receita encontra-se no livro " Doces com Leite Condensado na Bimby".



Farófias

Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 30 gr açúcar em pó
  • 1 lata de leite condensado
  • Raspa de 1 limão
Preparação:

É super simples e muito rápido, aconselho apenas a fazer na véspera pois é uma sobremesa que se quer bem fresca. 
Começa-se por colocar o açúcar e programar alguns segundos na vel. 9 para ficar em pó.
Depois coloca-se as 6 claras, uma pitada de sal e a borboleta. Programa-se 6 mins, temp. 70, vel. 3.
As claras devem ficar bem firmes e brilhantes. 
De seguida, para retirar o excesso de humidade das claras põe-se em papel absorvente, eu utilizo uma concha da sopa para lhes tentar dar formato. Deixa-se secar.

Enquanto secam coloca-se no copo: 4 gemas, a lata de leite condensado e a raspa de um limão. Programa-se 6 mins, temp. 90, vel. 3.

E pronto, está feito. Coloca-se as claras numa travessa e depois de arrefecidas, a cobertura por cima.



No final ainda polvilhei com canela. 
Fica doce, bastante doce. Mas é uma maravilha para comer ao domingo, depois de um belo almoço em família.

Ei-las aqui prontas a ser transportadas para a casa dos meus pais.


Sem comentários:

Enviar um comentário