quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Pão de Aveia

Neste momento estou uma super fã da aveia.
Cada vez uso mais cá em casa, faço todos os dias em papinhas, utilizo em bolos ou panquecas, é a nossa bebida vegetal preferida e até o gel de banho que temos a uso é de aveia.

Por isso fazia todo o sentido experimentar fazer pão de aveia!
Fiz e só posso dizer que é delicioso e que irá repetir-se muita vez cá em casa, principalmente porque os meninos também gostaram.



Pão de Aveia

Ingredientes

  • 350 gr farinha de trigo sem fermento
  • 150 gr farinha de aveia (flocos de aveia)
  • 400 ml de água morna
  • 1 colher chá de sal grosso
  • Meio quadrado de fermento de padeiro fresco


Preparação:

Como não tinha farinha de aveia nada melhor que fazer a minha própria farinha através dos flocos de aveia. Podem fazer através de qualquer processador de cozinha, fica muito mais em conta.
Eu utilizei a bimby, assim coloca-se as 150 gr de flocos de aveia e pulveriza-se 15 segs, na vel. 9.

Depois num recipiente junta-se a farinha de aveia com a farinha de trigo e mexe-se para tornar as farinhas homogéneas. De seguida basta preparar a levedura - juntar a água bem morna, com o sal e o fermento e mexer bem até o fermento diluir por completo.
Juntar o preparado à farinha até estar totalmente envolvido e formar uma massa.

Deixar levedar cerca de 2 horas, num ambiente morno e escuro (ou seja tapar com um pano de cozinha e garantir que não recebe luz).
Um pormenor que posso acrescentar é que esta massa fica mais pegajosa, mais difícil de moldar, assim se preferirem passem directamente para o tabuleiro do forno e moldam o pão já no tabuleiro - senão correm o risco de ao transferir a massa perder o formato pelo caminho.

Vai ao forno pré-aquecido a 200º, entre 40 a 50 mins. É uma tentação...


Sem comentários:

Enviar um comentário