quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Bolo da Semana #4 - Bolo de Nozes e Ovos Moles Pobres

Do universo do mundo dos cozinhados o meu planeta preferido é sem dúvida o da pastelaria. Perco-me em receitas de sobremesas e especialmente em bolos.

Adoro testar (vá inventar), juntar ingredientes ou simplesmente seguir uma boa receita, e faço-o regra geral sempre com um pretexto definido: um lanche especial, um almoço nos pais ou sogros, uma visita aos avós. 

Acho que nada se compara a um mimo de boca se for feito por nós, pode até parecer meio tosco mas isso é o selo de qualidade que foi feito em casa, tem carinho, amor e dedicação como ingrediente secreto.

Assim, comecei a pensar que se tenho várias formas e ingredientes podia tentar fazer um bolo de anos, e tinha os anos da minha sogra mesmo à porta, ou seja, todos os motivos estavam reunidos.

Fiz um simples bolo de noz, húmido e com um sabor intenso, ao qual recheei e cobri com ovos moles pobres.
Para mim o que teve mais significado foi ter sido o meu marido, isto é, o filho que escreveu no bolo para a mãe. 


Ingredientes:
(para o bolo)

  • 250 gr miolo de noz
  • 250 gr açúcar
  • 7 ovos
(para os ovos moles pobres)
  • 5 ovos
  • 250 gr açúcar
  • 150 gr água


Preparação:

Fiz tanto o bolo como os ovos moles na véspera, deixei a montagem e decoração apenas para o dia.

A receita da massa do bolo é bastante simples, vem no livro base da Bimby: começa-se por triturar as nozes 20 segundos na velocidade 7 e reservar.
Com o copo bem lavado colocar a borboleta, os ovos e o açúcar e programar 7 minutos, na temperatura 37, velocidade 3. 
Depois programa-se o mesmo tempo e velocidade mas sem temperatura.
No final basta adicionar as nozes trituradas e mexer muito bem até envolver tudo.

Levar ao forno pré-aquecido nos 160º, durante cerca de 30 minutos, eu fiz em duas formas redondas de silicone exactamente iguais, para depois facilitar a montagem.

De seguida, quis experimentar fazer ovos moles pobres, levam tanto as gemas como as claras e apesar de não ter corrido mal confesso que aprecio muito mais o sabor dos ovos moles só com gemas, mas tinha de fazer o teste.

Retirei a receita aqui: começa-se por fazer uma calda com o açúcar e a água no copo da bimby, programa-se 17 minutos, temperatura varoma, velocidade 1.
Entretanto bater muito bem os 5 ovos, e após o final do tempo deixar arrefecer e deitar 2 ou 3 colheres de sopa da calda sobre os ovos batidos, com bastante calma pois confesso que as claras cozinham com muita facilidade.
Para terminar colocar a borboleta no copo e programar 5 mins, temperatura 100 na velocidade 2 e pelo bucal ir deitando em fio os ovos batidos. 

No dia seguinte, é o trabalho mais giro: montar o bolo. Uma camada de bolo de nozes e recheio de ovos moles, outra camada de bolo e cobrir na totalidade todo o bolo. 
Envolvi com amêndoa crocante, decorei com nozes inteiras e o meu maridão escreveu com umas canetas de gel específicas super giras que encontrei à venda no Aldi.

Ficou ou não giro? Tanto eu como o L. ficámos contentes com o resultado! 😀😀


4 comentários:

  1. Que delícia! Bolo de nozes com doce de ovos é uma tentação! Cá em casa também sou eu que faço os bolos de aniversário. Muito mais ao nosso gosto e cheios de carinho e amor como mais nenhum poderia ter. A pastelaria também é o que mais gostou, foi por aí que comecei e é o que me dá mais prazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que daqui em diante, sempre que possa, vou eu confeccionar os bolos dos meus mais chegados, é um sentimento de orgulho e satisfação ver que é algo feito por nós. E hoje em dia já há coisas tão giras como as canetas para escrever! :P
      Beijinhoos

      Eliminar
  2. O bolo ficou muito giro, muitos parabéns! Beijinho.

    ResponderEliminar