quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Salada de Polvo [fingida]

Sou totalmente adepta de refeições de fácil execução, com bons ingredientes e economicamente em conta, mas isso já não é novidade neste momento.

Repetir que menos é mais e que com pouco se pode fazer muito já é habitual meu, mas são expressões que me acompanham diariamente.
Por isso hoje trago uma entrada, uma salada de polvo fingida. 

Mas fingida? Sim, não leva polvo. Leva tentáculos! E eu não noto qualquer tipo de diferença no sabor, só na carteira. 😁

Posso adiantar que costumo comprar os tentáculos em promoção, quer no Continente ou Pingo Doce, e cada embalagem ronda os 3 ou 4€ - consoante o peso.


Ingredientes:

  • 1 embalagem de tentáculos de pota
  • 1 cebola grande
  • Azeite qb
  • Coentros qb


Preparação:

Como eu tenho os meninos sempre comigo, opto sempre por pensar em refeições que podem ser feitas antecipadamente e com isso não perder qualidade ou sabor. Não me posso dar ao luxo de passar 2 ou 3 horas na cozinha (nem 1hora!) antes das refeições. 

Assim, optei por cozer os tentáculos na véspera, apenas em água e sal, durante cerca de 1 hora. 
Esta entrada foi servida num jantar de comemoração do meu aniversário, pelo que nesse dia precisei apenas de partir os tentáculos em pedaços médios.

Piquei a cebola e os coentros e depois coloquei tudo numa travessa bem regado com azeite.
Levei ao frigorífico cerca de 2 horas antes do jantar. 

É apenas uma sugestão em como com pouco tempo e com ingredientes de fácil acesso se pode ter uma travessa bem bonita e melhor que tudo, deliciosa! 

(para acompanhar teve lugar um pão de espelta quentinho que já partilhei aqui 😃) 


4 comentários:

  1. O meu marido gosta muito de polvo, já eu prefiro pota! E também prefiro refeições simples e descomplicadas por isso esta salada é mesmo a minha cara! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo simpático comentário. O ritmo dos dias faz-nos sempre optar por coisas de rápida confecção, mas que não abdiquem do sabor!! Há claramente que descomplicar... :P

      Beijinhos
      Carla

      Eliminar
  2. Olá minha querida Carla. Estou em falta contigo mas amanhã envio-te os inventários. A minha filha tem estado doente e entre uns dias de férias, que afinal não o foram. Ando a mil. E eu que gosto de ter tudo organizado...Já me lembrei de ti por diversas vezes, quando referis-te que tinha tudo planeado e ficas-te doente...

    Eu também gosto de refeições rápidas, deliciosas e económicas. Costumo comprar uns tentáculos de pota já cozidos e são maravilhosos. Tenho inclusivamente no blog uma receita deste género.

    Espero que estejas melhor. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite querida Cláudia,

      Envias quando puderes, não tem pressa. Espero é que a filhota esteja a ficar melhor que isto de ter os filhos doentes é do pior. Para além dos planos saírem todos ao lado, vê-los doentes é de partir o coração.

      Eu adoro esta salada de "polvo", para mim e para o meu marido é dos petiscos preferidos.

      Muitos Beijinhos
      Carla

      Eliminar