segunda-feira, 5 de junho de 2017

Põe-te a Mexer – Estás Viva! – Semana 1

Já tinha mencionado aqui no blog que iria tentar colocar o meu peso em ordem, que isto de passar por duas gravidezes em relativamente pouco tempo tem muito que se lhe diga.

Escrevi este texto com algumas das pequenas resoluções que iria tentar colocar em prática e aos poucos tenho conseguido, mas nem sempre é fácil e cada dia é um dia. Felizmente os novos hábitos cá de casa têm ajudado bastante no processo, e acreditem deixando o açúcar de lado, pura e simplesmente deixa de vos fazer falta.

Neste sentido tive um fantástico desafio da querida Joana Videira*: basicamente consiste em pôr-me a mexer, deixar-me treinar durante um mês, duas vezes por semana e depois constatar resultados.

Apesar de serem 2 treinos semanais, de 40 minutos cada, hesitei, afinal tenho dois pequenos seres que dependem em grande parte de mim e do meu tempo, mas a questão ficou facilmente resolvida: eles vão comigo!!! Assim, treino com os meus dois filhos, literalmente, à perna.

Para perceber a minha (não) condição física começámos por fazer uma avaliação do estado actual da coisa – e conclui que não fazia exercício físico há 8 anos! (shame on me!).

E temos:







Para além do peso, a balança da Joana deu-nos também outras informações: 
  • Tenho 39,9% de massa gorda, o que é imenso (tendo em conta a idade deveria estar entre os 20 e os 30%);
  • Tenho 44,1% de água o que é muito pouco, nas mulheres o mínimo é cerca de 50%;
  • Tenho 32,2% de massa muscular, está nitidamente em desvantagem com o resto;
  • Para a minha realidade preciso de 1568 calorias diárias.

Posto isto, faltava então passar da teoria à prática, e meus senhores, faleci ligeiramente, é incrível como nos esquecemos dos músculos que temos e basta darmos uma pequena corrida para eles demonstrarem sinal de vida.

Fui amigavelmente apresentada ao senhor Burpee – o primeiro achei simpático, ao terceiro estava a ventilar, quando ouvi que eram dez paniquei…

O primeiro treino foi um Treino Intervalado de Alta Intensidade - Circuito (basicamente consiste em realizar um exercício durante poucos segundos, dando o máximo de nós nesse tempo, e depois descansar 120 segundos entre cada circuito). A noção de 120 segundos ganhou todo um novo significado quando sentimos o suor a correr pela cara e o coração a querer saltar pela boca.

Para a semana há mais, eu espero estar a dar um bom exemplo aos meus filhos, mas acima de tudo a mostrar a mim própria que consigo, que estou viva e que tenho de fazer isto, por mim, pela minha saúde, pelo meu bem-estar.

Ponham-se a mexer!!!



Joana Videira


*Conheci a Joana através da Ginástica Infantil do meu A. mais velho, era ela que colocava a pequenada toda a mexer, sempre com um sorriso no rosto. Primeiro deu aulas ao filho, agora "trata da saúde" da mãe.
Licenciada em Educação Física, Mestre em Ensino da Educação Física e pós-graduada com Personal Trainer.

2 comentários: