terça-feira, 21 de março de 2017

Pão de Trigo e Alfarroba

Foi com grande entusiasmo que fiquei a saber que a marca "Nacional" tinha lançado uma farinha nova de trigo e alfarroba e estava cheia de vontade de experimentar fazer pão com esta farinha.

Mas ainda não tinha encontrado à venda, até que veio parar cá a casa assim do nada. E sabem porque? Porque tenho uns amigos do caraças!!!

Não tenho muitos amigos mas aqueles que tenho são muito bons. Tenho algumas amigas que vejo com pouca frequência, mas quando nos encontramos é, literalmente, uma festa. Estão no meu coração e apesar da distância do dia-a-dia sei que estão lá.
Mas depois tenho a minha trupe, aquele grupo de amigos que já é família. Que me conhece há anos, que me acompanhou nos bons e maus momentos, que estiveram sempre lá.

Os amigos que entram cá em casa e sabem o sítio das coisas. Os amigos que partilhamos tudo e nada. Os amigos que ficam tão felizes como nós com as nossas vitórias, e realmente tristes com as nossas derrotas. Os amigos que o meu filho mais velho trata por tio ou tia. 
E foi assim que segunda-feira tocaram à campainha para me entregar um pacote de farinha de trigo e alfarroba. O meu obrigada!

Em relação ao pão posso dizer que foi um sucesso, até o pequeno de 10 meses adorou os miolos. O mais curioso é que a farinha é mistura de trigo com alfarroba... 3% de alfarroba!! No entanto o pão fica escuro escuro e o sabor mesmo diferente.


A receita do pão já é conhecida. Prepara-se a levedura (400ml de água tepida, com 1 colher de chá de sal, e 1/2 quadrado de fermento de padeiro fresco) e mistura-se em 500 gr de farinha até formar uma massa. E depois deixar levedar por 2 horas.

A massa cresceu imenso, notou-se que levedou bastante e claro, o pão ficou super fofo. Depois de levedada a massa teve este aspecto:


Depois levar ao forno por cerca de 40 minutos.



A farinha:

4 comentários:

  1. Será que faz muita diferença se adicionar um pouco de farinha de alfarroba a 500g de farinha de trigo simples? Está a levedar, vamos ver como sai... 😊

    ResponderEliminar
  2. Será que posso fazer na máquina do pão, já alguém experimentou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar

    2. Olá, tomo a liberdade de responder já que não sou a autora do blog, também tive a mesma dúvida. Vou experimentar hoje mesmo.
      https://www.nacional.pt/receita/pao-de-trigo-e-alfarroba/

      Eliminar